Espaços de diálogo e a construção de novas perspectivas comunitaristas a partir da publicidade social na caminhada Jane´s Walk em Nova Friburgo
DOI:
https://doi.org/10.14244/rechu.v1i1.10Palavras-chave:
publicidade social, Jane´s Walk, caminhada, participação, comunidadeResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre publicidade social, cultura e sustentabilidade comunitária com base na caminhada mundial Jane´s Walk, realizada no munícipio de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. A metodologia empregada para a intervenção durante a caminhada, além do referencial teórico da publicidade social, foi a utilização de técnicas da observação participante com o intuito de conhecer as principais demandas da comunidade Rui Sanglard, onde ocorreu a caminhada, em termos comunicacionais e de sustentabilidade comunitária. O objetivo da intervenção foi o de identificar como o projeto de extensão Publicidade social, cultura e sustentabilidade comunitária poderá contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Concluímos, a partir dos resultados preliminares, que a comunicação, bem como a publicidade social, pode potencializar a construção de relações sociais e a integração entre universidade e comunidade. Além disso, poderá proporcionar o direito à cidade e as múltiplas conversas, olhares e possibilidades de autossustentação sob perspectivas comunitaristas.
Referências
BASSI, Ingrid G.; SILVA, Suelen de Aguiar. Da comercialização às marcas vinculadas ao território: estudo da publicidade social na comunicação comunitária do Armazém do Campo. In: II CONGRESSO IBERO-AMERICANO SOBRE ECOLOGIA DOS MEIOS – MULHER E GÊNERO NO ECOSSISTEMA MIDIÁTICO, 2020, online. Trabalhos e autores. Disponível em: http://ocs.reno.com.br/index.php/cia/2cia/paper/view/643. Acesso em: 8 out. 2023.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
DEBORD, Guy. [1967] A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
GLASER, Barney G.; STRAUSS, Anselm L. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New York: Aldine, 1967.
JACOBS, Jane B. Morte e vida nas grandes cidades. São Paulo: WMF, 2011.
PERUZZO, Cicilia M. K. Da observação participante à pesquisa-ação em comunicação: pressupostos epistemológicos e metodológicos. In: INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2003, Belo Horizonte. Anais. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_coloquio_peruzzo.pdf. Acesso em: 8 out. 2023.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
SALDANHA, Patrícia G. Publicidade social e sua tipificação: uma metodologia de transformação social. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 292-313, mai./ago. 2021. DOI 10.18568/CMC.V18I52.2538. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2538. Acesso em: 10 out. 2023.
SILVA, Suelen de Aguiar; FUSER, Bruno. Publicidade Social e o MST: novas práticas na ampliação do apoio à agricultura familiar e agroecologia. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO CIDADÃ: COMUNCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE, 13, 2018, São Luís. [Anais]. Disponível em: https://abpcom.com.br/wp-content/uploads/2020/05/5-1.pdf. Acesso em: 6 nov. 2023.
SILVA, Suelen de Aguiar. Formação e informação do MST: comunicação e cidadania como expressão coletiva de organização. 2005. Monografia (Graduação em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda) Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2005.
SILVA, Suelen de Aguiar. Comunicação, movimentos sociais e redes: por um projeto biopolítico e comunitário da multidão. 2018. 209f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2018. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1796. Acesso em: 10 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os direitos autorais serão atribuídos automaticamente a Revista Estudos da Condição Humana quando publicados.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.