Incluir e descolonizar narrativas: pelo percurso formativo e educacional de mulheres capoeiristas no Estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/rechu.v2i1.21

Palavras-chave:

mulheres, capoeira, educação, narrativas, colonialidade de gênero

Resumo

Este artigo é recorte de uma tese de doutorado em educação. Registrou-se as memórias de mulheres mestras de capoeira no Estado de São Paulo como modo de contribuir com a visibilidade de seus percursos formativos e educacionais. A partir das memórias, problematiza- se a produção de ausência das narrativas de mulheres na historicidade da capoeira, esta reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil e da Humanidade (Iphan, 2008; Unesco, 2014). Valendo- se da pesquisaformação narrativa (auto)biográfica e de perspectivas feministas, educacionais, inclusivas, decoloniais e descolonizadoras, afirma- se que tais narrativas aglutinam memórias compostas por diversas e relevantes experiências das mestras em seus processos formativos possibilitados pela capoeira. Como um dos desfechos de nosso trabalho, nomeamos como princípio formativo vivenciado pela pesquisadora a “Educação com as mãos no chão”. Conclui- se que o protagonismo feminino tem potencial para questionar, enfrentar e descolonizar o sistema colonial de gênero presente nesta manifestação cultural inserida na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Mayris de Paula Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela UNICAMP (2023), Linha de pesquisa (8): Linguagem e Arte em Educação. Participante do Grupo de Pesquisa PHALA- Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais da Universidade Estadual de Campinas.

Norma Silvia Trindade de Lima, Universidade Estadual de Campinas / Faculdade de Educação

Professora livre docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/UNICAMP; Departamento de Ensino e Práticas Culturais - DEPRAC e Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE, Linha de pesquisa (8): Linguagem e Arte em Educação; PHALA  - Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais. 

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Publicado

10-09-2024

Como Citar

Silva, M. de P., & Lima, N. S. T. de . (2024). Incluir e descolonizar narrativas: pelo percurso formativo e educacional de mulheres capoeiristas no Estado de São Paulo . Revista Estudos Da Condição Humana, 2(1). https://doi.org/10.14244/rechu.v2i1.21